Perguntas e Respostas

O que é o Pró-Social?

Como acessar o Pró-Social?

Como fazer parte do Pró-Social?

Como cadastrar famílias ou pessoas interessadas nos programas?

Tentei meu primeiro acesso ao Sistema, mas apareceu mensagem informando que “o usuário ainda não foi ativado”.

Não lembro mais qual é meu Login.

Não lembro mais qual é minha senha.

Ao fazer várias tentativas de acesso ao Pró-Social, recebi um aviso de que o número máximo de tentativas foi atingido e que meu acesso foi bloqueado.

O que é “Família” para o Pró-Social?

O que é “Família em Situação de Pobreza” para o Pró-Social?

Quem é o responsável pela Família para o Pró-Social?

Beneficiário com Bolsa Família pode ser incluído em benefício estadual?

O que é o Pró-Social?

  • Um sistema informatizado, de uso compartilhado por órgãos e instituições governamentais e não-governamentais, estaduais e municipais, no Estado de São Paulo.
  • Baseado em tecnologia Web, com acesso através de Login e senha individual.
  • O Pró-Social não é um Programa, é um Sistema de cadastros de Instituições, Programas Sociais e Famílias Beneficiárias.
  • Representa um dos componentes do Projeto BID/SEADS – Avaliação e Aprimoramento da Política Social no Estado de São Paulo.
  • O objetivo é integrar e sistematizar as informações sobre instituições, programas sociais e perfil dos beneficiários, de modo a fornecer subsídios para o monitoramento e a gestão das políticas da área de assistência e desenvolvimento social, em todo o Estado de São Paulo.
  • Mais informações no Site da Secretaria (www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br).


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Como acessar o Pró-Social?

  • O Sistema Pró-Social é acessado no endereço www.prosocial.sp.gov.br.
  • O acesso é feito pelos gestores dos programas – estaduais e municipais – responsáveis pela alimentação do sistema, bem como por outros usuários (administradores, operadores e leitores) cadastrados por eles, com Login e Senha.
  • O acesso com Login e Senha tem por objetivo proteger o sigilo das informações individualizadas de instituições e beneficiários de programas sociais.
  • Um sistema avançado de gestão e georreferenciamento está sendo desenvolvido para disponibilizar, na Web, os dados e informações que interessam ao público em geral, bem como aos técnicos e pesquisadores.
  • Uma apresentação do Pró-Social está disponível no Site da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br).


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Como fazer parte do Pró-Social?

  • Os usuários do sistema são cadastrados pelos gestores nomeados no órgão ou na entidade.
  • As famílias e beneficiários são cadastrados pelos gestores e demais usuários do sistema, designados pelos gestores.
  • Os novos gestores dos órgãos e entidades, estaduais e municipais, responsáveis por programas sociais, podem ser cadastrados pelos gestores mais antigos, no próprio órgão ou instituição, ou pelos Administradores de Sistema, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS).
  • Os órgãos e instituições que ainda não acessam o sistema poderão se cadastrar, acessando o portal do Pró-Social e seguindo as orientações disponíveis na opção "Cadastre sua Instituição". Para obtenção do primeiro Login e Senha, a entidade deverá encaminhar solicitação por escrito à SEADS, conforme instruções disponíveis no item "Como acessar o Sistema".
  • Dúvidas a esse respeito podem ser encaminhadas para o endereço de E-Mail: prosocial@desenvolvimentosocial.sp.gov.br

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Como cadastrar famílias ou pessoas interessadas nos programas?

  • Os órgãos, ou entidades, que desenvolvem programas sociais, devem ser procurados pelas famílias interessadas, para que possam ser cadastradas e selecionadas, dependendo do perfil de cada programa.
  • Para o cadastramento das famílias, os órgãos e instituições precisam estar cadastrados no Sistema e possuírem acesso com Login e Senha.
  • Os órgãos e instituições que ainda não acessam o sistema poderão se cadastrar, acessando o portal do Pró-Social e seguindo as orientações disponíveis na opção "Cadastre sua Instituição". Para obtenção do primeiro Login e Senha, a entidade deverá encaminhar solicitação por escrito à SEADS, conforme instruções disponíveis no item "Como acessar o Sistema".
  • Dúvidas a esse respeito podem ser encaminhadas para o endereço de E-Mail: prosocial@desenvolvimentosocial.sp.gov.br


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Tentei meu primeiro acesso ao Sistema, mas apareceu mensagem informando que “o usuário ainda não foi ativado”.

  • Você deve localizar a mensagem que o sistema enviou para seu E-Mail – informado no cadastro – para leitura do termo de responsabilidade e ativação da senha.
  • Se você não localiza o E-Mail, deve digitar seu Login na página de acesso e clicar no Link intitulado “Esqueceu sua senha? Clique aqui”.
  • O sistema enviará outra mensagem, novamente, para o E-Mail informado.


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Não lembro mais qual é meu Login

  • Você deve entrar em contato com um dos gestores do órgão, que poderá consultar a ficha de cadastro e verificar o Login e, eventualmente, criar uma nova senha de acesso, desde que você já seja usuário ativo.


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Não lembro mais qual é minha senha

  • Você deve entrar em contato com um dos gestores do órgão e solicitar a ele que gere uma nova senha de acesso, provisória, utilizando o mesmo botão “Altera Senha”.
  • Após acessar o sistema, deve imediatamente abrir sua ficha, em "Usuários", e alterar essa senha provisória, registrando uma nova, no botão “Altera Senha”.
  • No campo “Senha Anterior” deverá colocar a senha provisória recebida.
  • Outra possibilidade é digitar seu Login na página de acesso e clicar no Link intitulado “Esqueceu sua senha? Clique aqui”.
  • Você receberá um E-Mail solicitando uma confirmação e depois receberá outra mensagem com uma senha provisória, que lhe permitirá entrar no sistema.
  • Ao acessar o sistema, deverá imediatamente atualizar sua senha, conforme descrito acima.


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Ao fazer várias tentativas de acesso ao Pró-Social, recebi um aviso de que o número máximo de tentativas foi atingido e que meu acesso foi bloqueado

  • O Sistema Pró-Social registra quantas vezes o usuário tentou entrar no sistema e errou na digitação de Login e/ou senha.
  • Após 5 tentativas o acesso é bloqueado.
  • O usuário deve solicitar a um dos gestores que faça o desbloqueio de seu Login.
  • Esta regra tem a função de evitar que alguém tente “adivinhar” o Login ou senha de um usuário regular, após diversas tentativas.


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O que é “Família” para o Pró-Social?

  • “Família”, segundo os termos da Resolução SEADS nº 01, de 02/03/2005, refere-se à unidade familiar, eventualmente ampliada por outros indivíduos que com ela possuam laços de parentesco ou de afinidade, que forme um grupo doméstico, vivendo sob o mesmo teto e mantendo sua economia pela contribuição de seus membros.
  • “Família Cadastrada” refere-se à unidade familiar cujos membros foram cadastrados pelo gestor municipal, ou foram migrados do Cadastro Único federal, e que podem estar, ou não, vinculados a algum programa de transferência de renda.
  • Se a família estiver vinculada a algum programa, é considerada “Família Beneficiária”.
  • Se a família não estiver vinculada a programa algum, é considerada “Família Elegível”.


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O que é “Família em Situação de Pobreza” para o Pró-Social?

  • Família em situação de pobreza, para os efeitos do Programa Renda Cidadã, segundo Resolução SEADS nº 4, de 16/05/2005, refere-se à unidade cuja renda familiar mensal “per capita” seja de até R$ 100,00 (cem reais).
  • O Programa Ação Jovem, segundo as Normas Operacionais anexas à Resolução SEADS nº 8, de 05/08/2005, prioriza jovens com renda familiar de até 2 SMs (dois salários mínimos).


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Quem é o responsável pela Família para o Pró-Social?

  • Uma vez que se trata de cadastro para programas sociais, o Pró-Social dá preferência à mulher, com cônjuge ou não, como responsável pela família.
  • O homem será o responsável se a esposa não residir no domicílio.
  • O nome da mulher será o primeiro a ser cadastrado, seguido do esposo ou companheiro, se houver.
  • Todos os membros da família serão cadastrados com o parentesco relacionado à mulher responsável pela unidade familiar (esposo, companheiro, filho, filha, neto, sobrinho).
  • O pai ou a mãe da responsável será cadastrado como Pai/Mãe e não como Avô/Avó.


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Beneficiário com Bolsa Família pode ser incluído em benefício estadual?

  • Pessoas cadastradas no CadÚnico federal podem ser cadastradas no Pró-Social e receber benefício estadual, desde que tenham o perfil previsto em cada Programa
  • Se a família recebe o Bolsa-Família, pode ser complementada pelo Renda Cidadã, desde que o valor do Bolsa Família não seja superior a R$ 95,00.
  • Se a família tem algum jovem entre 15 a 24 anos, voltando a estudar, ou fazendo EJA, pode incluí-lo no Ação Jovem.


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